Quando será o próximo concurso para prático?

Ingressar em uma das mais prestigiosas carreiras e bem remuneradas carreiras é o sonho de muita gente.

Para concretizar esse sonho é necessário ser aprovado no processo seletivo para a categoria de praticante de prático! Você já sabe que é um concurso muito concorrido e a melhor forma de se preparar é no Projeto Praticagem.
Dessa forma nos resta a seguinte dúvida: quando irá acontecer o próximo concurso?


Ninguém pode dar essa informação de forma precisa, tendo em vista que somente a DPC (Diretoria de Portos e Costas) pode definir a data do próximo edital.

Mas, ainda assim, você está determinado a realizar o seu sonho de ser um dos profissionais mais bem remunerados do Brasil. Por essa razão, irei informar-lhe os mais novos e importantes tópicos sobre esse tema:

Haverá um concurso futuro!

Muita gente pensa que pelo o último concurso ter sido realizado a mais de 5 anos não haverá um novo processo seletivo. No entanto, isso não é verdade. Veja os motivos:

1) A economia tende a crescer.

2) Novos portos e terminais serão construídos (por exemplo: Porto São Luís e Porto em Alcântara).

3) Todos os anos diversos práticos deixam a profissão, como por exemplo para se aposentar.

Além disso, é muito importante frisar que quanto mais distante do último concurso mais próximo estaremos do seguinte.

Outrossim, é importante salientar que concursos de grandes destaques tendem a terem um grande espaçamento entre os editais, por exemplo o processo seletivo para delegado da Polícia Federal, o qual teve um concurso em 2004 e outro edital liberado somente em 2018!

Outro ponto importante é ter cuidado com boatos sobre novos concursos. Vale apena salientar que somente a DPC pode informar a data precisa. Dessa forma, até mesmo os profissionais marítimos têm opiniões diversas sobre esse tema. Para finalizar, fique atento a existência de pessoas que disseminam boatos infundados simplesmente para desanimar a concorrência.

 

Análise do ofício 20-718 de 18/11/2019

Esse ofício do Diretor de Portos e Costas (DPC) ao Presidente do Conselho Nacional de Praticagem (CONAPRA) tratava tão somente de revisão da lotação dos práticos. Isso é algo muito importante, tendo em vista que quando o número de práticos for menor do que o ideal é necessário e recomendado a realização de um processo seletivo para saciar essa necessidade. 

É importante você saber, primeiramente, que são necessários ao menos 2 anos da publicação do edital até o primeiro candidato vir a se tornar Prático.
Além disso, esse documento não nos dá nenhuma conclusão assertiva. Contudo, podemos tirar as seguintes hipóteses:

  1. A intenção da DPC pode ser abrir um processo seletivo em 2020/2021, pois ela menciona o número efetivo de práticos no ano de 2023.
  2. A intenção da DPC pode ser, também, abrir um processo seletivo em 2023 (ano mencionado pelo documento).
  3. Outra possibilidade é a de que esse documento se refere a um estudo para embasar uma calibragem da lotação nas diversas ZPs (Zonas de Praticagem), tendo em vista que já se passaram 7 anos desde a última revisão.

O que fazer diante dessa incerteza?

O mais importante é você estudar o máximo possível até dominar toda a matéria e ter certeza de que está obtendo notas que classificariam você ao cargo de Praticante de Prático. 

Para isso é necessária uma extensa gama de preparação básica (aulas), leituras, simulados, exercícios e acompanhamento profissional. Tudo isso você encontrará no melhor curso da atualidade, o Projeto Praticagem.

Após atingir esse patamar almejado continue estudando e realizando diversos simulados (os quais também estão disponíveis no Projeto Praticagem).

Desta forma, se o próximo concurso estiver no “forno”, suas chances de passar serão muito superiores às do candidato que resolveram estudar somente quando o edital for liberado. E no caso de o concurso demorar um pouco mais, o seu maior tempo de contato com a matéria certamente vai te colocar em excelente vantagem em relação aos demais.

Dessa forma, o MELHOR MOMENTO DE COMEÇAR A SUA PREPARAÇÃO É AGORA.

Além disso, a MELHOR FORMA DE SE PREPARAR É NO  PROJETO PRATICAGEM, o melhor e mais completo curso. 

Whats chat
Posso ajudar?